quarta-feira, abril 30, 2008

Tudo é Bem Menos

Exageraram nos índices que me falaram, ouvi dizer sobre grandes forças ou capacidades extrapoladas, também de heróis impossíveis e de perseveranças inabaláveis, mas a grande verdade é que a gravidade é a única força que conheço.

Para baixo todo santo ajuda, isso é uma verdade, talvez esse texto comece num tom depressivo, porém nem é, eu estou é desmanchando uma idéia boba de que muitos ao meu redor são maiores que eu, principalmente os problemas.

Eu como objeto existente, e os problemas como objeto também, somos diferentes eternamente, nossas diferenças nos capacitam ou impedem de interagir até certo ponto, ou mesmo não permite uma relação desde o primeiro instante, e é nesse momento que nasce minha salvação(talvez só minha): as superioridades são questionáveis.

Depois de longos anos baseado numa educação alarmista, fui criado com medo de estar fazendo a coisa errada, e só agora descubro que as coisas certas são raramente feitas seja por qualquer pessoa, hoje, eu entendo isso como um grande salto de intelectualidade, porque há alguns dias atrás eu pensava a partir do pavor alheio, hoje, tateio com mais segurança uma idéia de personalidade muito mais franca e habilidosa, sabendo que o correto é uma "surpresa preferida", pois até desejamos fazer o certo, mas acima de tudo ansiamos é pelo resultado.

As vidas exemplares ao nosso redor em grande parte se nutrem da força gravitacional, como um rio mais viçoso que concentra mais caminhos de todos os lados, para cima de seus dias, essas vidas exemplares, recebem de todos os lados contingentes inesperados ou previsíveis de recursos e oportunidades, fazendo assim o meio ser o verdadeiro agente dos ocorridos.

Claro que não é qualquer chão que se faz caminho de rio, muito antes disso poderia ele se alagar e ficar nisso, ou então deixar esvaziar-se para algo profundo, ou então, nunca chegar ao mar, no entanto, há vales perfeitos sem uma gota d'água.

Demora para materializar num objeto útil essa idéia da dimensão real das coisas, os fatos são abstratos, e sua dependência é a circunstância construínte, os ambientes governam com imperiosidade, raramente um gigante é tão grande visto por dentro de si mesmo, e quando no pensamento somos menores ou maiores, ali é o lugar que mais somos o que nos identificamos ser, ainda que seja uma ilusão na conta geral da existência.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial